Os serões de outono em casa estão aí e, com eles, vem a vontade apertada de degustar um bom Casal Garcia em conjunto com tapas deliciosas e fáceis de fazer. Precisas de ideias?
Quem disse que ficar em casa tem de ser aborrecido? Nada melhor do que aproveitar as longas e frias noites de outono para ficar no conforto do lar, aproveitar para pôr a conversa em dia com a família, com a tua cara-metade ou com aquele colega de casa que já próximo de ti. Apenas precisam de escolher o vinho que mais vos apetece beber e libertar a imaginação no que toca a comida leve e apetecível, para acompanhar a tua bebida. Não tens ideias? Não faz mal, temos para ti as melhores tapas para os vinhos Casal Garcia mais outonais e festivos, rápidas e perfeitas para um wine paring, porque uma happy hour caseira também conta!
Veste o avental e deita mãos à obra!
Trazemos-te algumas sugestões de tapas para preparares em jeito de surpresa, ou para as fazeres na companhia daqueles que estarão contigo neste serão de degustação. E não, não são apenas tapas “tipicamente espanholas” que temos para te sugerir.

Gambas com alho e coentros
Ora bem, vamos começar com uma receita que vai sempre bem em qualquer altura do ano.
Apesar do marisco estar mais associado a dias quentes de verão, sabe-se que tal é um erro fundamental! Pois quem é que não gosta de umas gambas frescas e tenras, bem temperadas com alho, coentros e limão, em qualquer altura do ano? Pois, bem nos parecia. Então, vamos ao que interessa:
Ingredientes: (para 2 pessoas)
650g de gambas descascadas
¼ de chávena de azeite
50g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
4 dentes de alho picados
¼ de colher de chá de chili esmagado
¼ de colher de chá de paprica
½ chávena de coentros frescos picados
½ limão sumarento (ou 1 pequeno inteiro)
Sal e pimenta preta q.b.
Modo de preparação:
Começa por pré-aquecer o forno a 200ºC. De seguida, dispõe em pequenos pratos de barro, ou outros que tenhas e que sejam indicados para ir ao forno, as gambas descongeladas e lavadas. Rega-as com o sumo do limão.
Numa frigideira aquece o azeite e a manteiga, adicionando de seguida os dentes de alho picados. Salteia lentamente o alho até ficar dourado, depois junta o chili, a paprica, o sal e a pimenta. Mistura bem todos os ingredientes e deixa ferver durantes uns minutos (atenção, não deixes queimar!). Despeja o molho de alho por cima das gambas e leva os pratos ao forno por 15 minutos, adiciona papel de alumínio por cima para preservar o molho do calor.
Serve com coentros picados por cima, pão alentejano torrado às fatias e um copo de Casal Garcia Branco. Uma combinação intemporal, mas sempre divinal!
Crostini de bife e queijo de cabra
Uma opção perfeita e leve para quem é um bom apreciador de carne e gosta de a combinar com sabores inesperados.

Para preparar este bife, com o máximo sabor possível, terás de o marinar na noite anterior… mas não te preocupes, são apenas 5 minutos do teu tempo ao chegares a casa depois do trabalho.
Ingredientes: (para 5 pessoas)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de paprica fumada
2 colheres de chá de pimenta vermelha em flocos
650g de bife de flanco ou bife da vazia
200g de pimentos vermelhos fatiados
170g de queijo de cabra
½ chávena de compota de figo (ou outra à tua escolha)
80 ml de vinagre de arroz
100g de açúcar
100 ml de água
1 ou 2 baguetes
Sal e pimenta preta q.b.
Modo de preparação:
Na noite anterior, coloca num saco reutilizável de plástico a mistura de paprica, a pimenta vermelha em flocos, o azeite, bem como sal e pimenta a gosto. Adiciona a porção de bife comprada e envolve a peça de carne nas especiarias. Fecha o saco e coloca-o no frigorífico durante a noite.
No dia seguinte, coloca numa panela a água e o vinagre de arroz e, quando começar a ferver, adiciona o açúcar. Coloca, de seguida, os pimentos vermelhos fatiados e deixa-os caramelizar cerca de 20 a 30 minutos em lume médio. Retira da panela quando estiverem no ponto.
Aquece uma grelha antiaderente em lume máximo. Grelha cada lado do bife, cerca de 8 a 10 minutos, para obteres uma carne média a malpassada. Deixa o bife repousar, enquanto tratas dos restantes ingredientes.
Fatia as baguetes, e tosta-as se assim o desejares (numa frigideira antiaderente ou torradeira). Por fim, fatia o bife muito finamente.
Dispõe, nas fatias de baguete, queijo de cabra q.b., as fatias de carne, uma porção de pimentos vermelhos caramelizados e de compota de figo.
Acompanha estes crostinis com um vinho pautado por notas de frutos vermelhos, de modo a contrabalançar o adocicado e salgado presentes nestas tapas. A melhor opção? Casal Garcia Rosé, claro.

Cogumelos recheados vegetarianos
Também existe espaço para cozinhar umas tapas vegetarianas, não é verdade?
Temos uma sugestão de cogumelos recheados que irá deixar todos com água na boca.
Ingredientes: (para 4 pessoas)
12 cogumelos inteiros (Portobello pequenos ou tipo marron)
¼ de chávena de azeite extra virgem
¼ de chávena de chalotas fatiadas
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de salsa picada
½ de chávena de pão branco esfarelado
¼ de chávena de queijo parmesão ralado
½ colher de chá de orégãos secos ou 1 colher de chá de orégãos frescos picados
Sal e pimenta q.b.
Modo de preparação:
Aquece previamente o forno a 200ºC. Começa por limpar os cogumelos com papel de cozinha, mas não os laves com água porque isso pode afetar a textura final. Remove as partes duras do caule e o restante corta finamente e reserva.
Aquece uma frigideira, em lume médio, com 2 colheres de sopa de azeite. Adiciona as chalotas, o alho, os caules dos cogumelos e a salsa, com uma pitada de sal a gosto. Mexe e deixa cozinhar por cerca de 5 minutos.
Numa tigela mistura o preparado dos cogumelos com o pão desfarelado, o queijo parmesão, os orégãos, sal e pimenta a gosto.
Coloca os cogumelos virados para cima num tabuleiro de ir ao forno, recheia os cogumelos com o preparado, pressionando para baixo o máximo possível. Se a mistura não couber toda dentro dos cogumelos, não faz mal…polvilha por cima.
Rega, com as restantes 2 colheres de sopa de azeite, os cogumelos. Tapa o tabuleiro com folha de alumínio. Coloca os cogumelos a assar por 20 minutos. Uma vez passado esse tempo, remove a folha de alumínio e deixa-os dourar por mais 10 a 15 minutos.
Retira estas deliciosas tapas vegetarianas do forno e deixa-as arrefecer um pouco. Depois é só servir com o elegante Casal Garcia Sparkling Branco, que irá refrescar o gosto vibrante dos cogumelos no momento de os comer.
“Batatas fritas” de beringela assada com mel e flor de sal
A tua criatividade para cozinhares umas tapas aí em casa pode ir mais alto.

Porque não preparar umas tapas mais arrojadas e fora do comum? Umas “batatas fritas” saudáveis, feitas à base de beringela são uma excelente opção.
Ingredientes: (3 porções)
6 beringelas japonesas ou 1 beringela normal
½ chávena de farinha branca
2 ovos
¾ de chávena de pão ralado panko
¼ de chávena de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta preta q.b.
Flor de sal e mel para polvilhar
Modo de preparação:
Pré-aquece o forno a 220ºC. Descasca a beringela e corta-a em pedaços, como se fossem batatas para fritar.
Num recipiente coloca a farinha, noutro adiciona os ovos misturados e, num prato à parte mistura o pão ralado panko, o queijo, o sal e a pimenta a gosto.
Passa cada um dos pedaços de beringela pelos 3 recipientes, pela seguinte ordem: farinha, ovos e mistura com o pão ralado panko.
Dispõe as “batatas fritas” de beringela num tabuleiro para ir ao forno. Deixa-as dourar durante cerca de 10 minutos, até ficarem bem crocantes.
Polvilha com flor de sal e mel a gosto e serve com um vinho ideal para acompanhar tapas adocicadas: Casal Garcia Sparkling Rosé. A nossa promessa? Todos os sabores e sentidos mais despertos do que nunca!

Churros espanhóis crocantes
Uma das sobremesas mais tradicionais de Espanha são el churros!