Estás em casa e começas a olhar ao teu redor e a dar por ti a pensar que precisas de fazer as tão afamadas limpezas de primavera? Este é, sem dúvida, o momento ideal e nós damos-te as melhores dicas para o fazeres!

Mantermo-nos ativos quando estamos confinados às nossas casas é não só importante como, diríamos nós, essencial! Quem o diz também é a Direção Geral de Saúde (DGS) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), e nós corroboramos totalmente!
E que melhor forma de manter a mente e o corpo sãos do que com umas limpezas de primavera como devem de ser?

O segredo das limpezas de primavera: o decluttering

Declutter é uma palavra inglesa que já deves ter ouvido vezes sem conta. Se não, fica a saber que significa mais ou menos “destralhar” e o sentido é o de fazer uma limpeza nas divisões com muitas coisas acumuladas, que já não são usadas.

A Primavera é a altura perfeita para fazer este tipo de limpeza que, no fim, se torna quase terapêutica. Se estás com ideias de pôr as mãos na massa e avançar para uma limpeza a fundo da tua casa, segue as nossas dicas!

Começa com a divisão mais problemática

Aquela divisão, sim. É o teu quarto? O escritório? A sala de estar? Sabemos que sabes qual é a danger zone de tua casa….

E é essa a primeira divisão que deves “atacar”. Pensa que, depois dessa, todas as outras serão muito mais fáceis.

Visualiza o resultado final

Visualizar o resultado final é um passo importante para não perderes o norte nestas limpezas de primavera. Abre o teu armário e pensa como querias que ele estivesse, ou como gostarias que a organização do teu quarto ou escritório fosse.

Assim, aumentas a tua motivação e garantes que consegues levar esta tarefa hercúlea até ao fim!

Escolhe roupas e objetos para doar

Notoriamente, os objetos que tendemos a acumular mais são roupa e calçado, e é também desses que é mais difícil despedirmo-nos. Nesta primavera, faz uma limpeza ao teu armário e à sapateira. Mas com honestidade: temos a certeza que há pelo menos uma dúzia de peças que já não usas há anos e que, se admitires com sinceridade, já não vais usar mais.

Essas roupas e calçado são ótimos para doar a instituições de solidariedade ou a lojas de segunda mão de cariz solidário, não achas? Quando encheres a(s) caixa(s) de doações só tens de ir levá-las onde decidires.

Frigorífico, despensa e móvel da casa de banho

Aproveita também para fazer uma limpeza ao frigorífico, despensa e móvel da casa de banho.

Ver o que ainda está na validade e o que não está e, assim, além de organizares e limpares, também fazes uma lista detalhada do que tens em casa – e, claro, evitas ir tantas vezes à rua.

Inspira-te nos profissionais

E já que os teus dias são mais em casa, que tal dares uma vista de olhos aos conselhos dos profissionais da organização e decluttering?

Prepara as tuas limpezas de primavera com umas dicas da Marie Kondo, por exemplo.

Limpa e lava a tua casa a fundo

Sim, as limpezas de primavera não incluem só a parte do “destralhe”. Também incluem as limpezas propriamente ditas.

Lava os cortinados, aspira os tapetes a fundo e aproveita para lavar bem aqueles sítios a que, normalmente, as limpezas semanais não chegam: por baixo dos eletrodomésticos, dentro dos armários e das gavetas da cozinha e casa de banho, bem como os edredões e cobertores que agora vais deixar de usar até ao inverno.

Desafia a família e amigos

Fazer limpezas não é a ocupação favorita de muita gente, especialmente as da primavera, que são um bocado mais profundas. Mas, se tiveres apoio da família e amigos, torna-se mais fácil!

Desafia os teus amigos que também estão em casa, e façam uma espécie de competição – e, claro, motivem-se uns aos outros!