Uma rotina de skincare é essencial para se ter uma pele bonita, saudável e que emana alegria. Conhece dicas para cada tipo de pele.

Antes de mais, já deves conhecer a expressão skincare routine, mas se nunca ouviste, passamos a explicar: uma skincare routine é uma rotina de cuidado da pele. Basicamente, engloba todos aqueles passos que repetes diária, semanal e mensalmente no cuidado da pele.

Mas uma ritual de cuidado da pele vai um pouco além dos produtos que usas: dormir um número de horas adequado, beber muita água, e ter uma alimentação saudável são também formas de manteres a tua pele com saúde. Da mesma forma, não fumar, e proteger a pele do frio são igualmente importantes.

Qual é o teu tipo de pele?

Existem imensos tipos de pele diferentes, mas os principais são os seguintes:

Pele normal

Um tipo de pele é considerado “normal” quando esta não é seca, nem oleosa, nem é afetada por problemas como rosácea ou irritações. Este tipo de pele é, normalmente, o mais fácil de cuidar, já que o nível de oleosidade é equilibrado. Mesmo sendo um tipo de pele que possui menos cuidados associados, requer à mesma uma rotina para se manter saudável.

Pele oleosa

Uma pele oleosa é aquela que produz demasiada oleosidade. Este tipo de pele identifica-se facilmente pela presença de acne, pontos negros, poros bem visíveis e aquele “brilho” na zona T (testa, nariz e queixo).

Pele seca

Na pele seca, o nível de oleosidade é naturalmente escasso, o que leva a que a mesma desidrate mais facilmente, e até apresente uma aparência mais quebradiça ou áspera. É comum que a pele seca “escame” quando se usam produtos não adequados.

Pele sensível

Uma pele sensível é bastante suscetível a vermelhidão, irritações variadas, manchas, pequenas feridas, e inflamações. Este tipo de pele precisa de um cuidado mais delicado, com ingredientes sem irritantes, aromas, cor, etc.

Pele mista

A pele mista é muito comum e, infelizmente, a mais difícil de tratar. Tal como as personalidades, nenhum tipo de pele é exatamente igual, e a pele mista é mesmo assim: pode ter características de pele seca e oleosa, de formas diferentes em cada pessoa. Aqui, podes ter de tentar várias combinações até dar com o mix perfeito – mas, não desesperes, ele existe!

Pele combinada

Este não é exatamente um tipo de pele em si, é mais uma mistura de tipos. A pele “combinada” pode ser normal a oleosa, normal a mista, normal a seca, seca e sensível, ou mesmo oleosa e sensível.

4 passos diários para uma pele bonita, cuidada, com alegria!

Agora que já conheces os principais tipos de pele, toma conhecimento dos passos básicos que não podem faltar numa rotina de skincare. Existem quatro principais:

  • Limpeza
  • Tonificação
  • Hidratação
  • Proteção

1º passo: Limpar

Limpar a pele deve ser o primeiro passo da tua rotina, e o último também (nada de dormir com maquilhagem!). Para limpares a pele escolhe um gel de limpeza suave, de acordo com o teu tipo de pele. Depois de higienizada, deves sentir a pele limpa, refrescada e com elasticidade. Caso contrário, não estás a usar o produto certo para o teu tipo de pele.

2º passo: Tonificar

A etapa de tonificar envolve um tónico. Este é o produto que vai ajudar a equilibrar a tua pele depois da limpeza, ou seja, remove qualquer resíduo do produto anterior, e ajuda a devolver o pH natural à tua pele. Existem tónicos indicados para cada tipo de pele. Por exemplo, para peles oleosas, com poros muito abertos, o tónico ideal é aquele que ajuda a fechar os poros para evitar a acumulação de resíduos e poluição presente no ar. A água micelar é uma ótima opção, existindo no mercado várias opções para qualquer tipo de pele, seja normal (que não requer nenhum cuidado específico), sensível, oleosa, acneica, seca, entre outros.

3º passo: Hidratar

Sabias que mesmo os tipos de pele oleosos devem ser hidratados? Se não sabias, ficas a saber: todas as peles precisam de cuidados diários. No entanto, claro, dependendo da tua epiderme, terás de escolher o hidratante mais adequado para ti. Pode ser um que tenha uma função antirrugas, seja hidratante matificante para peles oleosas, entre outros. O creme hidratante pode vir sob a forma de creme ou ser mais líquido – tudo depende um pouco do cuidado que o teu tipo de pele requer.

Ainda neste passo, tens que ter em conta ainda o contorno dos olhos. Esta área tão sensível da tua cara precisa de um produto específico adequado.

4º passo: Proteger

Proteger… Proteger de quê?, perguntas tu. Para começar, proteger do sol! É muito importante que uses protetor solar, sendo crucial teres um indicado para a pele da cara, que é mais sensível e exposta, diariamente, aos raios UV.

Muitos cremes hidratantes contêm proteção solar – mas, atenção, só os cremes de dia protegem do sol. Se usares hidratante de dia e de noite, lembra-te que o hidratante da noite não confere proteção contra os raios UV. Dependendo, novamente, do teu tipo de pele, podes precisar de cuidado adicional – acne, rosácea, eczema, etc.

Que cuidados devo ter semanal e mensalmente com a minha pele?

Semanalmente

Um exemplo de produto que deve ser usado, mas não diariamente, é o exfoliante. Grande parte dos exfoliantes devem ser usados até um máximo de 3 dias por semana, e nunca em dias consecutivos. Os exfoliantes ajudam a remover pele morta, sujidade e oleosidade. No entanto, depois de se usar um exfoliante, deve hidratar-se muito bem a pele porque esta estará, naturalmente, mais exposta a agressões.

Mensalmente

Se o teu tipo de pele assim o exigir, podes fazer uma limpeza de pele profissional, uma vez por mês – nunca mais do que isso! No entanto, nota que certos métodos de limpeza de pele podem ser demasiado agressivos para peles sensíveis. O melhor é escolheres um salão de confiança, e aconselhares-te com um profissional com antecedência.

O resultado? Se seguires estes passos, de acordo com o teu tipo de pele, conseguirás uma tez iluminada, saudável, com um ar fresco, cheia de elasticidade e muito, muito feliz. Dá alegria à tua pele!

Haja Alegria, haja Casal Garcia!

Morada. Rua da Aveleda nº2
4560-570 Penafiel | Portugal

tel. (+351) 255 718 200
email. info@casalgarcia.com

Redes Sociais Casal Garcia