Para celebrar o tão importante Dia do Autor Português trazemos-te seis sugestões de livros – de autores portugueses, claro está – que te trazem alegria.
A 22 de maio, desde 1982, comemora-se o Dia do Autor Português. Este dia serve para homenagear os muitos autores portugueses, das mais diversas áreas artísticas, que tanto enriquecem as nossas vidas e a cultura de Portugal com livros, filmes, poesia, música ou pintura.
E porque suspeitamos que andas à procura de um livro para ler, cá te mostramos seis sugestões de livros de escritores portugueses para devorar. E o melhor? Alegria garantida ao virar a última página.
Para ler já: 6 livros para te colocar um sorriso na cara
Seis sugestões de livros comoventes, com humor, com drama, com aventuras, e muito, muito doces, que te vão trazer alegria. E de seis magníficos escritores portugueses, como não podia deixar de ser.
“Cão Como Nós”, de Manuel Alegre
O livro “Cão Como Nós”, sob a forma de pequenas grandes reflexões sobre um cão, é extremamente doce e com o qual grande parte de nós vai conseguir identificar-se. Apesar de ser sobre um cão, esta obra de Alegre é na verdade sobre a alegria, lealdade, e amizade entre um dono e o seu animal de estimação. Poderás ficar de lágrima no canto do olho, mas são lágrimas boas, de alegria!

“Manual de Sobrevivência para Pais e Maridos”, de João Miguel Tavares
Especialmente apropriado para quem tem filhos (ou para quem está a pensar ter) e para quem está casado (ou está a pensar em casar-se), “Manual de Sobrevivência para Pais e Maridos” é uma leitura leve, humorística, mas muito verdadeira. João Miguel Tavares oferece 112 dicas, organizadas alfabeticamente, para os mais variados momentos e situações do delicioso (e às vezes… desesperante) dia-a-dia de uma família. Lágrimas? Só de tanto rir!
“À Noite Logo Se Vê”, de Mário Zambujal
Mário Zambujal é conhecido por muitas coisas, e uma delas é o seu humor na escrita. Pois “À Noite Logo Se Vê” é uma aventura hilariante de um investigador do sobrenatural, chamado Mino. No seu percurso em busca de respostas para situações verdadeiramente extraordinárias, Mino perde-se em situações menos extraordinárias, e a sua vida interliga-se com vários personagens especiais.
“Contos de Cães e Maus Lobos”, de Valter Hugo Mãe
Imagina um livro que chama pelo teu lado mais infantil, mais inocente. Um livro de fábulas que puxa pela tua imaginação e que, ao mesmo tempo, te enche de esperança. Mas, spoiler: os cães e lobos de Valter Hugo Mãe são apenas símbolos. Se tivéssemos de escolher uma forma de sermos transportados para dentro nós próprios – para aqueles sítios onde poucas vezes vamos desde que crescemos – estas 11 fábulas seriam a nossa escolha.
“Jesus Cristo Bebia Cerveja”, de Afonso Cruz
Para muitos, este é o livro que lhes deu a conhecer o maravilhoso mundo de Afonso Cruz, e ninguém ficou desapontado. Este romance curto de Afonso Cruz é incrivelmente terno. Mascarado sob um título interessante, este livro revela, após poucas páginas, ser a linda história do amor de uma rapariga pela sua avó que tem um sonho na sua vida. Por meio de aventuras e histórias paralelas, encontramos lealdade, sacrifício, amor, saudade. Outro que pode causar uma lágriminha, mas de felicidade.
“O Osso Da Borboleta”, de Rui Cardoso Martins
Quando tudo está mal, só tende a piorar. Ou pelo menos é assim neste livro de Rui Cardoso Martins. Mas será a vida só isso, miséria? Este romance que causa estranheza a princípio, e confusão imediatamente a seguir, mostra-nos que não. A felicidade esconde-se em pequenas coisas. De forma cómica e algo trágica, o “Osso Da Borboleta” lembra-nos do que é que nos faz humanos: os sentimentos, as reações, os problemas que enfrentamos, a esperança que não morre.

E para a cereja no topo do bolo, que tal acompanhar uma sessão de leitura com um copo de Casal Garcia? Um bom livro e um bom vinho casam sempre bem, mas o que casa ainda melhor é um Casal Garcia Sweet com este sol maravilhoso.
Que outros livros conheces que te transmitem alegria?
Haja Bons Livros e Alegria, haja Casal Garcia!