Depois de vazias, as garrafas Casal Garcia pertencem ao ecoponto verde, ou vidrão. Se já o fazes, parabéns! O planeta agradece! Mas há outro destino a dar às tuas garrafas vazias que é, igualmente, sustentável: a reutilização. Mas com um passo extra: o upcycling.

Upcycling é a reutilização e transformação de materiais ou objetos aparentemente inúteis (lixo) de forma criativa, de modo a que o produto final não tenha a mesma função do que o inicial, aumentando a qualidade ou valor do objeto.

Confere 9 dicas para transformares as tuas garrafas Casal Garcia com criatividade e arte à mistura.

Upcycling: 9 formas de dar uma nova vida às garrafas Casal Garcia

O primeiro que vem à cabeça quando se pensa em reutilizar garrafas de vinho vazias é colocar água e uma flor, e já está, certo? Certíssimo, dizemos nós! No entanto, não precisa de ser assim tão simples. Se gostas do look de uma garrafa de vidro transparente com água dentro e uma flor colorida, então fá-lo! Se preferes algo mais elaborado, está na hora de pores mãos à obra. Toma atenção: se não estiveres confortável em cortar vidro, pede ajuda a quem saiba ou segue ideias que não envolvam isso!

Jarro decorado

Pega na tua garrafa vazia de Casal Garcia e começa já a decorá-la. Como? Tens várias opções! As mais simples: podes colocar algumas pedrinhas limpas, berlindes, ou pedrinhas de vidro decorativas no fundo da garrafa limpa, encher até meio com água e colocar uma flor de pé comprido, como uma tulipa ou gerbera. Para algo mais elaborado, arranja tinta para vidro e dá asas á tua imaginação. Com alguma renda e cola de contacto, podes ainda decorar a tua garrafa com pedaços de renda ou outros tecidos.

Castiçais elegantes

Aquelas velas altas são perfeitas para dar um ar mesmo elegante a tua casa. No entanto, com os castiçais à antiga, corres o risco de fazer a tua sala parecer o covil de um vampiro. Para um estilo mais contemporâneo, pinta uma garrafa bem limpa com tinta para vidro, ata um cordel no gargalo e coloca uma vela alta numa cor que combine com a que escolheste, e voilá! Um castiçal personalizado e fácil de fazer.

Candeeiro de mesa

Sabes aquele abajur lindíssimo que tens na garagem a apanhar pó? Está na hora de juntá-lo àquela garrafa de Sparkling White. Vais precisar, no entanto, de abrir um pequeno furo no fundo da garrafa para poderes passar o fio do candeeiro. Podes fazer um furo com um cortador de vidro (parecido com um x-ato) à venda em lojas de bricolage.

Candeeiro de teto

Para fazer um candeeiro de teto vais precisar de cortar o fundo da tua garrafa Casal Garcia vazia – seja de vinho, sangria ou sparkling. Não te esqueças de limar bem a parte cortada! Pinta, ou decora a tua garrafa a gosto – podes até colar pedrinhas de vidro para dar um afeito colorido, ou usar tintas semitransparentes para o mesmo efeito. Insere o cabo e lâmpada pelo furo aberto e passa o cabo pelo gargalo. Depois só tens que pendurar e já está.

Centro de mesa para eventos

Quando a situação atual permitir, eventos com convidados e várias mesas voltarão certamente a existir. E nessa altura podes usar uma garrafa Casal Garcia vazia como centro de mesa. Uma ideia gira é pintá-la com tinta de ardósia, para que possas escrever nela com giz e apagar quantas vezes quiseres. Outra ideia é pintá-la, ou enchê-la com pedrinhas, berlindes, ou outros objetos pequenos para criar um padrão engraçado.

Galheteiro para azeite aromatizado

Se és apreciador de azeite aromatizado as garrafas Casal Garcia vazias vão dar-te imenso jeito – especialmente os transparentes! Depois de bem limpas, enche-as com azeites aromatizados diferentes. E para não te confundires no sabor, coloca uma etiqueta a identificar ou coloca a própria erva com que aromatizaste o azeite dentro da garrafa. Só tens que complementar com um bico doseador, que encontras facilmente á venda em qualquer loja de decoração e artigos para o lar, e colocar os teus novos galheteiros numa prateleira na cozinha bem à vista.

Decoração minimalista

Uma garrafa vazia, tinta opaca, tinta metálica, ou purpurinas e cola são alguns dos materiais que podes precisar para este projeto. Depois é pintar a tua garrafa ou decorá-la com purpurinas, deixá-la secar, e usá-la para decorar uma cómoda, uma mesa, estante ou o que seja.

Vasos autoirrigáveis

Soa caro, não soa? Mas não é. Precisas apenas de uma garrafa de Casal Garcia vazia, de um frasco vazio e de um cortador de vidro. Além da terra, sementes e um filtro de café. Corta a tua garrafa vazia a meio com ajuda do cortador e lima bem os cantos. Coloca um filtro de café por dentro a tapar o gargalo e enche o restante com terra e sementes – o filtro impedirá que a terra caia pelo gargalo. Coloca água no jarro vazio e encaixa a tua meia garrafa no jarro – com o gargalo para baixo. A pressão vai fazer com que a água suba para o teu “vaso” sem precisares de regar regularmente. Só vais precisar de fazer refill ao jarro de vez em quando.

“Pirilampos” decorativos

Tens saudades dos pirilampos de verão? Nós também! Para voltares a ter um feeling de noite quente de verão, pega em luzinhas tipo de Natal – de preferência a pilhas – e coloca-as acesas dentro de uma garrafa Casal Garcia vazia e limpa. Depois é só colocares o teu “pirilampo” no jardim, na varanda, num canto em casa, numa mesa de centro, ou onde quer que seja que queres criar um ambiente cintilante.

Mas não te fiques só pelas nossas ideias! Faz comedouros para pássaros, tochas de jardim, espalma as tuas garrafas e cria “pratos” para servir tábuas de queijos e enchidos, e muitos mais.

Haja Alegria, haja Casal Garcia!

Morada. Rua da Aveleda nº2
4560-570 Penafiel | Portugal

tel. (+351) 255 718 200
email. info@casalgarcia.com

Redes Sociais