O Porto é uma cidade de muitos encantos. Um mundo de surpresas e expectativa pode estar ao fundo de uma calçada escura, ao alto de uma subida íngreme ou à vista de todos, numa esplanada com vista sob o rio.

Todos os portuenses, e todos os visitantes também, acabam por fazer as suas próprias listas de favoritos, alguns defendendo as suas escolhas com fervor.

Já alguma vez tentaram discutir qual é a melhor francesinha da cidade com um grupo de pessoas da cidade? É conversa para ocupar toda a noite.

Torna-se portanto impossível escolher um só local para tomar um copo com os amigos sem ferir suscetibilidades. Como ferir suscetibilidades é a última coisa que queremos, eis toda uma lista:

Base (Clérigos)

Quem ainda não foi à Livraria Lello, ou à recentemente renovada Torre dos Clérigos, pode aproveitar e fazer um pequeno programa turístico na Cidade Invicta antes de se dirigir ao Base. É um lugar já célebre, apesar de ser recente, e está colocado num espaço privilegiado, logo por cima da novíssima obra da Praça de Lisboa.

A esplanada é em madeira, existem sofás disponíveis, e num belo dia de sol nada é melhor do que simplesmente espraiar-nos no maravilhoso relvado que o rodeia.

Aduela (Carlos Alberto)

Um bar que é uma experiência cultural. Sentado na esplanada do Aduela encontrarás mesmo em frente o Teatro Carlos Alberto, e, à tua direita, a Livraria Poetria, uma das raras do país que se especializa em poesia e teatro, ignorando as novidades da moda.

E o Aduela não deixa os créditos por mãos alheias, proporcionando um fantástico cartaz de música ao vivo, leituras de poesia, e outros programas culturais.

Candelabro (Picaria)

Também dentro desta estética algo alternativa, temos o Candelabro, um ícone do copinho de vinho ao final da tarde, tão querido dos portuenses. Nem sempre é fácil encontrar mesa, visto que este espaço se tornou de facto incontornável, mas merece sempre a visita. Para além da esplanada, bem no alto da Rua da Picaria, perfeita para partir depois à descoberta dos seus restaurantes, há também o espaço interior.

Sempre à meia-luz, com uma seleção extraordinária de livros antigos pousados pelas estantes, o Candelabro parece um monumento a outros tempos. Imperdível.

Maus Hábitos (Coliseu)

O Maus Hábitos é muitas coisas. É uma galeria de arte. É uma discoteca. É um palco de concertos. É um restaurante (com boas opções vegetarianas!). É um bar. É um espaço de intervenção cultural.

Para o que diz respeito a esta lista, confirma-se o mais importante: é um bar.

Um bar que fica no andar de cima de um parque de estacionamento, com uma vista absolutamente extraordinária para o Coliseu do Porto e a sua arquitetura longilínea. Um bar com música fantástica. Um bar múltiplo e imperdível.

Bonaparte (Baixa)

Porque nem tudo nesta vida são esplanadas e lugares elegantes, esta lista precisava de um pub. Um pub à moda antiga, com remos, bóias e outras antiguidades a decorar as paredes, luz baixa, uma lista interminável de bebidas e uma lista ainda mais agradável de comida bem gordurosa a fazer saudades dos pubs de Londres.

Há outro Bonaparte, mais antigo, na Foz. Recomendamos ambos. O da Baixa, mais recente, é maior e mais espaçoso. Isso torna-o ideal para ir beber um copo com os amigos, e é disto que tratamos hoje.

Capela Incomum (Cedofeita)

Há sítios que são únicos, e que valem a pena a visita por não haver outros assim.

A Capela Incomum é um wine bar instalado…numa capela. Numa capela do séc. XIX, mais especificamente. Como descrição, isto ocupou-nos apenas um par de linhas de texto, mas convidamos-te a clicar no link acima e a ver as fotografias.

Se isso não te convencer, nada que pudéssemos escrever o fará.

BOP (Bolhão)

Um lugar tirado de outra realidade. O BOP é um café, um restaurante, um bar, um local onde tomar o pequeno almoço. Com três andares inteiramente dedicados a uma América esquecida, tem as paredes recheadas de discos de vinil, que tocam a toda a hora por todo o espaço.

A música é fantástica, a comida também (onde mais se poderá comer em Portugal Chicken n’ waffles?) e o espaço é perfeito para partilhar com os amigos e com um copo na mão.

Guindalense (Guindais)

Um dos segredos mais bem guardados do Porto, uma das vistas mais bonitas do país inteiro, e uma esplanada de chorar por mais.

Quem gere este espaço é o Guindalense Futebol Clube, e é um local de peregrinação para verdadeiros portuenses no São João. A vista para o rio, para Muralha Fernandina, para a Ponte D. Luís e para Gaia não é um postal: são vários ao mesmo tempo.

Ao final da tarde, é imperdível.

Depois desta lista, e com o sol a brilhar lá fora, resta o mais difícil: escolher.

Achas que consegues?

 

Download na App Store
Download na Playstore

Siga a Alegria com Casal Garcia!

Morada. Rua da Aveleda nº2
4560-570 Penafiel | Portugal

tel. (+351) 255 718 200
email. info@casalgarcia.com

Redes Sociais Casal Garcia